Avançam as negociações para Candiota receber usina de gaseificação de carvão

Publicação 12.07.2013 às 03:07

Fonte: Jornal do Comércio - Economia 12.07
pg 14
pg 142

As tratativas entre a iniciativa privada e o governo gaúcho para que seja construída uma usina de gaseificação de carvão no município de Candiota estão evoluindo. O presidente da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), Elifas Simas, adianta que está marcada para 11 de setembro uma reunião, na Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, com o consórcio de empresários capixabas que pretende levar adiante o empreendimento. Na ocasião, serão discutidos possíveis incentivos fiscais para o projeto. Simas detalha que, em um primeiro momento, será construída uma planta de gaseificação com um investimento de cerca de R$ 40 milhões.


O gás será utilizado na geração de energia elétrica (capacidade de até 10 MW) e, futuramente, será possível produzir um gás para ser aproveitado como combustível veicular. A CRM será a fornecedora de carvão para o complexo e o presidente da estatal não descarta a hipótese da empresa tornar-se parceira do empreendimento. Simas e o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, estiveram no começo deste mês no Espírito Santo observando as atividades das companhias que preparam a primeira planta de gaseificação gaúcha.



Na Brumetal Indústria e Comércio conferiram o trabalho de aumento na resistência e durabilidade de componentes submetidos a condições extremas. Em visita à Imetame Metalmecânica, o grupo conheceu a empresa siderúrgica de alta tecnologia que tem faturamento anual de R$ 550 milhões. Dessa linha de produção sairá a caldeira que deverá ser implantada na unidade de gaseificação em Candiota. Depois, a comitiva esteve na Estel Serviços Industriais, empresa em vias de produzir uma célula combustível a hidrogênio usando a gaseificação como fonte de hidrogênio. Por fim, na Delta H Solutions, Elifas e Folador familiarizaram-se com o gaseificador e puderam acompanharam um ensaio de gaseificação de carvão mineral fornecido pela CRM.

CRM - Portal da Cia Riograndense de Mineração

Rua Botafogo 610

CEP: 90150-050

Porto Alegre RS Brasil

Fone: +55 0xx51 3235.6000

 
Termos de uso