Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura
Início do conteúdo

CRM participa de Seminário sobre o Polo de Inovação Energética e Ambiental do Pampa Gaúcho

Publicação:

CRM participa de Seminário
CRM participa de Seminário

Na sexta-feira, 28, representantes da CRM participaram do Seminário Regional realizado para debater e encaminhar orientações para a implantação de um Polo de Inovação Energética e Ambiental do Pampa Gaúcho – Projeto holístico para uso sustentável do PRÉ-SAL do Pampa, no campus da Unipampa Bagé. Cerca de 300 pessoas estiveram presentes no evento que ocorreu no auditório da Universidade Federal do Pampa (Unipampa),

O seminário reuniu estudantes, docentes da universidade, representantes da classe política de Bagé, Candiota e Hulha Negra, além de representantes do movimento sindical e da sociedade. A proposta do Polo de Inovação Energética apresenta um projeto de desenvolvimento econômico, social e ambiental no Pampa gaúcho respeitando e potencializando as características ecológicas do Bioma Pampa e defendendo o uso sustentável do carvão mineral e promovendo uma transição energética justa e inclusiva.

O ponto central de debate estabeleceu uma proposta inicial para um projeto de desenvolvimento econômico, social e ambiental na região do Pampa gaúcho, tendo como base três premissas: respeitar e potencializar as características ecológicas do Bioma Pampa; fazer uso sustentável do carvão mineral como matéria-prima industrial e alavanca econômica do projeto, através de processos de gaseificação, superando a fase da queima direta para produção de energia; realizar a transição energética justa e inclusiva para evitar impactos duros no emprego, na arrecadação e nas atividades econômicas no caso de substituição brusca da atual matriz energética e aproveitamento do carvão como matéria-prima calórica para outras mais eficientes e sustentáveis.

O Superintendente de Operações, Murilo da Luz e o Superintendente Administrativo, Gildo Feijó, juntamente com demais funcionários da CRM participaram do Seminário. Durante sua fala, Murilo enfatizou os muitos empregos diretos e indiretos gerados com a atividade do carvão, que também movimentam outros setores ao seu redor. “Além disso, não podemos esquecer os empregos induzidos, que movimentam restaurantes, hotéis e outros que também são alavancados a partir da atividade do carvão. Ou seja, estamos extraindo um patrimônio que gera muitos outros tipos de riqueza para o Rio Grande do Sul”, finalizou ele.

Site CRM