Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura
Início do conteúdo

Minas

Minas
Minas

O Rio Grande do Sul possui aproximadamente 80% do carvão mineral do país, sendo a maior reserva do Brasil. Nesse cenário, a Companhia Riograndense de Mineração detêm um grande potencial energético, com cerca de três bilhões de toneladas  do minério.

Atualmente a mina da CRM em atividade é a céu aberto, o que garante mais segurança para os trabalhadores da empresa. A Jazida de Candiota, localizada na Região da Campanha, possui as condições geológicas mais favoráveis do país. Suas reservas são bastante superficiais, de até 50 metros de profundidade, o que facilita a extração do carvão.

Mina de Candiota (ativa)

Mina de Candiota
12161740-mina-de-candiota.jpg

Localizada no município de Candiota, a 400 quilômetros ao sul de Porto Alegre, está inserida na maior jazida de carvão mineral do Brasil. As reservas de carvão são de 1 bilhão de toneladas passíveis de serem mineradas a céu aberto, em profundidades de até 50 metros.

A CRM vem trabalhando nessa região desde 1961, objetivando em especial a produção de carvão termelétrico. 

A CRM unidade Candiota, além de realizar a mineração do carvão, investe na recuperação das áreas mineradas, sabendo da importância de manter a preservação do meio ambiente.

Minas do Leão I (inativa)

Minas do Leão
Minas do Leão

Situa-se no município de Minas do Leão, a 90 quilômetros de Porto Alegre, próximo à BR-290. A Mina do Leão I teve sua operação iniciada em 1963, através do poço P1, com 125 metros de profundidade. Os trabalhos de subsolo foram interrompidos em 2002, principalmente devido aos altos custos da mineração. Os poços P1 e V1 foram lacrados em 2011.

A Mina do Leão I está com suas atividades produtivas suspensas, pois não há mineração no momento, por indisponibilidade de matéria-prima, no caso, carvão.

Minas do Leão II (inativa)

Também localizada no município de Minas do Leão,  a seis quilômetros ao norte da Mina do Leão I, a obra recebeu investimentos no valor de US$ 70 milhões na década de 80. 

A infra-estrutura existente no local constitui-se de dois túneis inclinados de acesso à camada de carvão; seis quilômetros de galerias no subsolo; silos subterrâneos para carvão; poço de ventilação com 220 metros de profundidade; prédios com 10 mil metros quadrados de área útil e equipamentos diversos para a lavra e beneficiamento do carvão. 

Em 2002 a CRM assinou contrato de arrendamento dessa mina para a Carbonífera Criciúma S.A.O contrato foi encerrado em 31 de agosto de 2016.

Jazida do Iruí (inativa)

Jazida de Irui
Jazida de Irui

Localizada na Bacia Sedimentar do Baixo Jacuí. As concessões da CRM na Jazida do Iruí têm início no Km 240 da BR-290 e seguem até o Km 265, abrangendo os municípios de Cachoeira do Sul, Rio Pardo e Encruzilhada do Sul.

Nessa jazida já foram realizadas 594 sondagens profundas, perfazendo 26.642 metros perfurados com recuperação de testemunhos, possibilitando a determinação das reservas.

A CRM explorou parte desta jazida na década de 80. Atualmente, foram firmados protocolos de intenção e estão sendo desenvolvidos projetos no intuito de avaliar a viabilidade financeira de retomar a mineração na área.

Site CRM