Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura
Início do conteúdo

CRM comemora 50 anos em 2019

Subtitulo post

Publicação:

Mina de Candiota
20191217135457qq.jpg - Foto: CRM

Em 2019, a Companhia Riograndense de Mineração completou meio século de história. Empresa sólida, controlada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, ela possui uma reserva aproximada de 2.53 bilhões de toneladas de carvão, o que representa 89% das reservas brasileiras.

 Segundo o Diretor-Presidente Melvis Barrios Junior, a CRM é uma empresa consolidada. “A companhia possui uma grande expertise na mineração de carvão e está apta a atender novas demandas como a gaseificação e a produção de metanol a partir do carvão”, pontuou.

 Além de contribuir com o desenvolvimento do Estado, gerar emprego e renda nas regiões em que se encontra, a CRM atua fortemente na área ambiental, investindo constantemente em pesquisas e novas tecnologias, assim como na recuperação total das áreas mineradas, buscando tornar as atividades ligadas ao carvão, cada vez mais sustentável.

 Para o Diretor-Técnico André Felipe Rodrigues, além de ser uma empresa com potencial técnico, a CRM investe em recuperação ambiental. “O foco de trabalho que estamos desenvolvendo hoje nesta questão é ligado ao PRAD (Programa de Recuperação de Áreas Degradadas) que visa estudos e medidas para recuperar solos anteriormente explorados, já em andamento nas malhas 1 e 2, localizadas em Candiota. Também já encaminhamos os processos de liberação e renovação de licenças das áreas das malhas 4 e 7, também em Candiota. Todo o trabalho é regido pelas leis e normas da FEPAM (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) e ANM (Agência Nacional de Mineração) ”, explicou.

 Já o Diretor-Administrativo Caio Flávio ressaltou o trabalho das últimas administrações com o intuito de modernizar a empresa administrativamente, adaptando-a com as normas da Lei 13.303/2016, conhecida como Lei das Estatais. “Uma importante iniciativa dada neste ano de 2019, foi a implantação do programa de Compliance na empresa, que reúne uma série de ações para garantir relações éticas e transparentes, além de minimizar riscos na empresa. Todas as ações que estão sendo tomadas pela administração, possuem o objetivo de tornar a CRM sustentável financeiramente e apta para alçar novos voos”, finalizou Caio.

Site CRM