Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura
Início do conteúdo

CRM participa na audiência pública sobre Transição Energética Justa em Candiota

Publicação:

A imagem mostra uma bancada em uma audiência pública, onde várias pessoas estão sentadas. As pessoas estão vestidas de maneira formal, com expressões atentas. Ao fundo, é possível ver um painel com informações sobre o evento. A iluminação é clara e o ambiente parece ser um auditório ou sala de reuniões. A disposição das cadeiras permite que todos os participantes tenham uma boa visão do que está acontecendo à frente.
Bancada de autoridades na audiência pública
Por Vanessa Soares/ comunicação CRM

O município de Candiota sediou, na terça-feira passada (8/4), uma audiência pública promovida pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), por meio do Departamento de Mineração, para debater a Transição Energética Justa nas regiões carboníferas do Rio Grande do Sul. O encontro contou com o apoio da Câmara Municipal e reuniu autoridades, representantes do setor e a comunidade local. O presidente da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), Ademir Baretta, esteve presente, reforçando a importância da participação ativa das instituições ligadas ao setor mineral no processo de construção de um futuro sustentável para a região.

Durante a reunião, foi lançada oficialmente uma consulta pública disponível no site da Sema, que visa reunir contribuições da sociedade sobre os desafios enfrentados pelas regiões carboníferas e suas potencialidades econômicas. As sugestões serão avaliadas por equipes técnicas e servirão de base para a elaboração de um plano estratégico de transição energética. A secretária estadual da Sema, Marjorie Kauffmann participou do evento por meio de uma mensagem em vídeo, onde ressaltou que este é o primeiro passo para uma construção coletiva de um novo modelo de desenvolvimento. Ela destacou que a proposta do governo é garantir que a transição energética Boletim CRM – Abril 2025 Edição 39 2 represente uma evolução sustentável, e não a extinção de atividades importantes para a economia regional.

A coordenadora de projetos do consórcio WayCarbon-CBC, Raiana Soares, apresentou os pilares do plano que está sendo elaborado para guiar essa transformação. A estratégia envolverá diagnósticos regionais, identificação de fontes de energia alternativas, propostas de descarbonização e estudos sobre financiamento climático. O plano terá ainda ações voltadas à capacitação de profissionais, alinhamento com metas de neutralidade de emissões e valorização das vocações locais. O secretário adjunto da Sema, Marcelo Camardelli, presente no evento, frisou que a transição deve ser socialmente responsável: “Não se trata apenas de energia. Estamos falando de pessoas, de famílias e de municípios que precisam ser incluídos nesse processo. É um compromisso com quem construiu a história da região e com as próximas gerações.” Além de Ademir Baretta, também participaram do encontro o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, representantes de sindicatos, universidades, câmaras municipais, associações setoriais e a comunidade local. A audiência foi transmitida ao vivo pelo YouTube da Câmara de Candiota.

Site CRM