Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura
Início do conteúdo

Grupo Vamtec apresenta projeto de gaseificação carbonífera para CRM e Secretaria do Estado

Publicação:

Apresentação do projeto para a CRM

Na última quarta-feira (25), a diretoria da CRM recebeu o Vamtec Group para apresentação de um projeto sobre gaseificação carbonífera na região de Candiota. O mesmo projeto foi apresentado para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS, representado pelo Diretor Geral Leandro Evaldt e demais representantes do governo, na quinta-feira (26), onde a CRM também participou, representada pelo seu Diretor Presidente, Ademir Baretta.

Apresentação para a Sec. de Desenvolvimento Econômico do Estado

Segundo o grupo, o projeto de gaseificação trata entre outros pontos, da produção nacional de metanol, ureia, superfosfato, entre outros produtos oriundos de carvão mineral, com consumo de cerca de 2,4 milhões de toneladas de carvão por ano e fomento em pesquisas sobre o assunto. O investimento total do projeto está orçado em cerca de 4 bilhões de reais. “Já realizamos diversos testes com o carvão de Candiota e eles provaram que este carvão é capaz de produzir diversos produtos, com tecnologia agregada para que seja uma produção limpa”, afirmou o CEO, José Varella.

Outra possibilidade apresentada pelo Vamtec foi a de produção de fertilizantes fosfatados com matéria prima regional, ajudando a suprir essa necessidade que hoje é latente no país. Além de 200 mil toneladas de metanol, o projeto pode gerar 300 mil toneladas de ureia, 50 mil toneladas de superfosfato, entre outros.

Nas duas oportunidades o grupo Vamtec esteve acompanhado pela estatal China National Chemical Engineering (CENCEC), um grupo de empresários chineses com o conhecimento tecnológico para esta iniciativa.

Site CRM