Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura
Início do conteúdo

Infraestrutura aposta que gaseificação do carvão deve representar salto tecnológico ao Estado

Publicação:

Comprometimento com a utilização do carvão extraído pela CRM é fundamental
20140227114159seinfra1.jpg - Foto: CRM

Durante reunião para conhecer os planos do Grupo Vamtec  voltados à gaseificação do carvão mineral de Candiota, o titular da Secretaria de Infraestrutura e Logística do RS (Seinfra), João Victor Domingues, destacou os benefícios ao Estado com o aproveitamento sustentável do minério.

 

Conforme o secretário, o Rio Grande do Sul sempre se manteve voltado a  novas alternativas de aproveitamento ao carvão com foco nos reflexos econômicos e sociais das regiões produtoras e nos desafios energéticos do País. “A gaseificação surge como possibilidade para um salto tecnológico que impulsione significativamente a utilização de uma de nossas maiores riquezas”, apontou.

 

Os planos da Vamtec, explicados pelo engenheiro José Paulo Milan Amaro, durante encontro realizado nesta quarta-feira (26), na Seinfra, prevê a produção de gás de síntese em uma planta instalada próxima à mina da Companhia Riograndense de Mineração (CRM). O carvão é 99% transformado no gás de síntese que oferece a possibilidade de ser direcionado à produção de metanol, gás natural e amônia para fertilizantes, além de energia elétrica.

 

Segundo o presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Ivan De Pellegrin, a empresa apontada como parceira do Estado poderá contar com financiamentos do Banco de Desenvolvimento da China (CDB). “O protocolo firmado no final de 2013 entre a Seinfra, o Badesul e o China Development Bank (CDB), visa desenvolver projetos conjuntos de infraestrutura no Estado e está sendo estruturado para facilitar a atração de investimentos tecnológicos ao RS”.

 

O presidente da CRM, Elifas Simas, ressaltou que um ponto fundamental para futuros empreendimentos de gaseificação com apoio do Governo do Estado é o comprometimento com a utilização do carvão extraído pela CRM.

Site CRM