Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura
Início do conteúdo

Patrulha Maria da Penha de Charqueadas recebe veículo doado pela CRM

Publicação:

Maj. Romano recebe as chaves do presidente da CRM
201305231413546.jpg - Foto: CRM

A Patrulha Maria da Penha, da Brigada Militar (BM), recebeu, nesta quinta-feira (23),o reforço de um veículo doado pela Companhia Riograndense de Mineração (CRM) para atuar no município de Charqueadas.

 

Em cerimônia realizada no Comando Geral da Brigada Militar, em Porto Alegre, o presidente da CRM, Elifas Simas, oficializou a entrega do automóvel, modelo Zafira Elite 2005, ao Subcomandante Geral, Cel. Silanus Serenito de Oliveira Mello. Em seu pronunciamento, o presidente ressaltou que a ação integra os esforços da CRM em dar retorno social às comunidades onde está inserida. “Estamos à disposição para contribuir no fortalecimento das ações realizadas pelo Projeto Patrulha Maria da Penha. Somos parceiros da BM e atenderemos as necessidades sempre que houver disponibilidade de veículos”, frisou Elifas Simas.

 

Responsável pela iniciativa, o diretor Administrativo da CRM, Marcio Cairuga, saudou a memória da secretária de Políticas para as Mulheres do RS, Márcia Santana, que iniciou o processo de implantação da Patrulha Maria da Penha na Região Carbonífera do Baixo Jacuí. Ao relatar os altos índices de violência domestica em Charqueadas, Cairuga reforçou que o automóvel será um importante instrumento na segurança para as famílias da região. “A doação do automóvel demonstra o engajamento da CRM no desenvolvimento de políticas em benefício de toda sociedade. Ao fortalecer as Patrulhas, fortalecemos também a confiança da população na BM e garantimos maior segurança às mulheres atendidas”, disse.

 

Representando a Secretaria de Segurança, a chefe de Gabinete da Pasta, Raquel Arruda, referiu que o Projeto Patrulha Maria da Penha é considerado referência Nacional e vem obtendo excelentes resultados. Conforme ela, a Região Carbonífera deverá contar com a instalação do Programa em diversos municípios.

 

Também participaram do ato a ten. coronel, Nádia Rodrigues Silveira Gerhard, comandante do 19º BPM e responsável pelas Patrulhas Maria da Penha no Estado, Major José Renato Romano dos Santos, do 28º BPM Charqueadas, e o assessor administrativo da CRM, Everton de Souza.

 

Sobre a Patrulha

 

A Patrulha foi criada para oferecer acompanhamento às vítimas que pedirem Medida Protetiva, e para garantir efetividade no cumprimento da Lei Maria da Penha. O projeto, que iniciou no Rio Grande do Sul tem apresentado bons resultados nas regiões em que foi implantado, e está sendo apresentado em Brasília como exemplo de sucesso.

 

Além de acompanhamento com visitas programadas, a Patrulha contribui com a redução de ocorrências por coibir os agressores e encorajar as denuncias.  

Site CRM