Seminário debate futuro da mineração na região da Campanha

Seminário debateu o futuro do carvão

Na última sexta-feira, 10, foi realizado no auditório do Museu Dom Diogo de Souza em Bagé o Seminário que tratou sobre o futuro da mineração e a mineração para o futuro. O evento foi uma realização da Frente Parlamentar da Mineração e Polo Carboquímico da Campanha RS, com organização da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Carvão Mineral, Prefeitura de Candiota, entre outros órgãos.

Participaram da mesa principal o prefeito de Candiota Luiz Carlos Folador, o prefeito de Bagé Divaldo Lara, o prefeito de Lavras do Sul Sávio Prestes, a secretária adjunta de geologia, mineração e transformação mineral do Ministério de Minas e Energia, Drª Lilia Mascarenhas Sant’Agostinho, o deputado estadual e presidente da frente parlamentar da mineração e polo carboquímico da Campanha do Rio Grande do Sul, Paparico Bacchi, os deputados federais Afonso Hamm e Ubiratan Sanderson, e o vereador de Candiota Guilherme Barão.

O objetivo central do evento foi demonstrar que minerar com consciência ambiental não é somente importante do ponto de vista estratégico para o Brasil, mas é também a promoção do desenvolvimento econômico da Campanha gaúcha, que busca minerar de forma equilibrada e sustentável utilizando tecnologia de alto nível, gerando quase nenhum impacto ambiental, sendo parte importante da transição energética no País.

Com o objetivo de unificar e consolidar o debate em defesa da mineração, unindo setor empresarial e administrações públicas em busca de uma política que complete e valorize as riquezas minerais, o Seminário recebeu diversos palestrantes, entre eles, Diretor-Presidente da CRM, Melvis Barrios Junior que abordou a mineração como um fator importante de desenvolvimento e geração de empregos para o Rio Grande do Sul.

“Muitos países desenvolvidos utilizam carvão mineral como fonte de energia e de geração de renda. Hoje nos Estados Unidos há mais de 100 usinas movidas a carvão e aqui no Brasil temos somente duas no RS e uma em Santa Catarina. Existe espaço para todas as tecnologias, o importante é explorar a região, temos que discutir o presente, o futuro, as tecnologias, minimizar a pobreza e para isso a ciência, tecnologia e mineração devem andar juntos, com equilíbrio, para gerar desenvolvimento. Nosso estado precisa de geração de renda e empregos, na mineração a cada 1 emprego direto, outros 10 indiretos são criados” destacou Melvis.

Além de outros palestrantes, se pronunciaram a distância, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, o senador Lasier Martins e o deputado federal Lucas Redecker. Participaram do evento presencialmente outras diversas autoridades e comunidade em geral da Região da Campanha. No final foi preparada uma carta resultante do Seminário, que foi apresentada e discutida pelos presentes e será entregue ao presidente Jair Bolsonaro.