Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura
Início do conteúdo

Mina São Vicente Norte recebe licença de operação e está apta a iniciar extração de carvão mineral

Parte da área que recebeu pela Fepam a LO

Publicação:


A imagem da Mina São Vicente Norte, apresenta uma paisagem industrial com vastas áreas de extração. A cena é marcada pela presença de vegetação ao redor, que pode ser afetada pela atividade mineradora. Esta imagem ilustra a relação entre a extração mineral e o meio ambiente
Mina São Vicente Norte
Por Vanessa Soares/ comunicação CRM

No dia 12 de maio, a Mina São Vicente Norte, em Minas do Leão, conquistou um marco importante: a atualização da Licença de Operação (LO), concedida pela FEPAM. A emissão da LO autoriza oficialmente o início da extração de carvão mineral na área, após o cumprimento de todas as etapas técnicas e ambientais exigidas. Entre essas etapas, destaca-se o rebaixamento do nível de água dentro da cava, processo que foi conduzido com total responsabilidade ambiental por meio da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), construída especialmente para essa finalidade. Até então, a equipe parceira estava focada na preparação da cava de lavra e na obtenção da licença ambiental atualizada.

Agora, com a LO em vigor, a operação entra em uma nova fase, marcada pela extração segura e regulamentada do carvão mineral. Paralelamente às atividades de extração de carvão mineral, também são executadas ações previstas para a recuperação ambiental, com o objetivo de recuperar todas as áreas mineradas. As atividades de extração ativam o desenvolvimento regional, com geração de empregos, movimentação da economia local e fortalecimento da atuação da CRM no setor.

O diretor técnico da CRM, André Felipe Rodrigues, destacou a importância do alinhamento institucional para o sucesso da operação: “Estamos totalmente alinhados com a FEPAM e cumprimos todas as exigências técnicas e ambientais. Essa conquista reforça nosso compromisso com uma mineração segura, responsável e em conformidade com a legislação vigente.”, destaca ele.

Site CRM