Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura
Início do conteúdo

Projeto da CRM prevê novas ações para a área ambiental

Publicação:

Reunião sobre  meio ambiente
20120803104247reumeioambiente.jpg - Foto: CRM

A Superintendência de Engenharia da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) formou um grupo de trabalho que elaborou, com base no Planejamento Anual da Assessoria de Meio Ambiente, um plano de ações ambientais para os próximos seis meses na unidade de Candiota.  O plano foi apresentado e entregue nesta quarta-feira, 01, aos diretores da Companhia pelo grupo, destacando os trabalhos atualmente realizados e os novos a serem desenvolvidos no semestre.

Segundo o Superintendente de Engenharia e coordenador da equipe, João Batista Casanova Garcia, o plano abrange atividades habituais desenvolvidas no setor, de forma detalhada, e acrescenta novas iniciativas que visam obter ganhos na área ambiental. Um dos focos neste semestre será um modelo experimental de recuperação em 10 hectares de passivos ambientais na Malha II.

O local, que já foi minerado em épocas passadas, está sendo terraplenado e posteriormente irá receber uma cobertura de argila enriquecida de material orgânico, a fim de fazer testes com vários tipos de plantio como: espécies nativas e frutíferas, acácia negra (recuperadora de solo) e gramíneas diversas.   Essa cobertura aumenta o controle de acidez do solo e das águas.

O presidente da CRM, Elifas Simas, que esteve em Candiota recentemente para observar as ações que já começaram ser realizadas acredita que o projeto está no caminho certo. “Começamos avançar positivamente em relação ao meio ambiente, mas ainda é preciso um trabalho mais substancial para acabar com os passivos e não deixar nenhuma área sem recuperação”, destacou.

A reunião contou ainda com a participação do diretor administrativo, Marcio Cairuga, do diretor técnico, Eduardo Martins Medeiros e com os demais integrantes do grupo: o assessor de meio ambiente, Edson de Aguiar, o gerente de meio ambiente de Candiota, Marcel Fróes e o engenheiro, Fernando Seewald.

Site CRM